Às vezes, tudo o que seu lar precisa é um detalhe que o torne ainda mais especial. Uma cor ou estilo que combina com a sua personalidade e te faz se sentir ainda mais em casa.
Porém, uma reforma grandiosa pode não fazer parte dos seus planos - e os motivos são todos compreensíveis. Mas e se você pudesse mudar pequenas coisas e tornar o menos, mais, e o normal em algo extraordinário?
Descubra como, com as nossas dicas abaixo!
Entenda como usar as cores a seu favor
Existem vários guias e dezenas de teorias sobre as cores e como utilizá-las, mas você pode se ater ao básico para entender como planejar de forma simples uma decoração de impacto.
Círculo cromático
Para entender melhor sobre colorismo e possíveis combinações, precisamos conhecer o círculo cromático.
Esse círculo é geralmente usado por designers e decoradores para visualizar a combinação ideal de cores de acordo com a ideia apresentada pelo cliente. Nele, podemos ver as cores primárias (amarelo, azul e vermelho), as secundárias e as terciárias, que são as cores resultantes das misturas das primárias. Além destas, vemos diferentes tonalidades para torná-lo mais complexo (existem círculos com ainda mais tonalidades, mas esse já dará uma boa ideia de como fazer as combinações que procura).
Cores quentes e frias
Agora, você pode dividir o círculo em dois tipos de tons:
Tons frios: são aqueles que possuem o subtom azulado na sua composição. Use-os quando estiver procurando uma decoração que transmita calma, tranquilidade e profissionalismo.
Tons quentes: são os que possuem o subtom amarelado mais presente. Use-os se procura um lugar que exprima alegria, criatividade e energia.
Como combinar as cores entre si?
Ao fazer as combinações no círculo cromático, você pode usar formas geométricas! Veja a seguir:
Combinando cores complementares
Foto: publicitarioscriativos.com
As cores complementares são cores opostas no círculo. São chamadas de complementares pois, mesmo opostas, equilibram-se entre si. Excelente para um ambiente em que serão utilizadas duas cores como base.
A Tríade: combine três cores
Foto: publicitarioscriativos.com
Muito utilizada quando as cores desejadas são de baixa saturação, pois ao utilizar o triângulo, consegue três cores em equidade de contraste, sem perder o equilíbrio. Resultado: cores claras e vibrantes.
Combinação análoga
Foto: publicitarioscriativos.com
As cores análogas são aquelas que encontram-se lado a lado no círculo cromático. Você pode combinar até cinco cores, mas o ideal é no máximo três. Uma paleta indicada para transpor paz e simpatia.
Combine com uma fenda
Foto: publicitarioscriativos.com
Combine quatro cores com maestria
Foto: publicitarioscriativos.com
Aqui, você escolhe uma cor primária, duas complementares e uma quarta para ser utilizada como uma base discreta.
Quatro cores divertidas
Foto: publicitarioscriativos.com
Para um ambiente muito colorido e equilibrado, utilize o quadrado. Assim, os tons ficam igualmente distantes um do outro no círculo, mantendo a característica de serem complementares.
Agora que você já entendeu como usar o básico do círculo, veja abaixo algumas inspirações onde a cor fez toda a diferença.
Showroom Casttini Bento
Coleção Amazônia por Casttini
Coleção Amazônia por Casttini
Coleção Amazônia por Casttini
Projeto por Casttini Bento - Foto: Cristiano Carniel
Projeto por Casttini Bento - Foto: Cristiano Carniel
Bônus: combinações prontas para você criar o seu ambiente dos sonhos
Delicado com contraste:
Maduro e elegante:
Natureza e impacto:
Para o quarto de bebê:
Lilás monocromático:
All blue:
All pink:
Combinação alegre:
Moderno e elegante:
Combinações feitas com Colorate.
Se gostou dessas dicas, não deixe de visitar o nosso site para mais inspirações e formas de criar ambientes para viver bem.