Blog


02.04.2017

Apartamento pequeno: decore sem erro!

Os apartamentos estão cada vez menores, há quem ame e há quem odeie, mas quase ninguém consegue fugir dessa realidade! Em um primeiro momento um apartamento com poucos m² parece um bicho de sete cabeças, afinal, como decorar um espaço pequeno? Por incrível que parece, isso não é um grande desafio, apartamentos pequenos podem ser decorados belamente e sem dores de cabeça!
O primeiro passo para garantir que seu lar fique lindo e agradável é a definição de prioridades. Coloque no papel o que você precisa, mas só o que você REALMENTE precisa, exemplo: é necessário ter um home office? Você não pode facilmente resolver suas tarefas na mesa de jantar? Pare e pense o que se faz necessário na sua casa e na sua vida, afinal, móveis em excesso dão a sensação de aprisionamento e com tempo se transformam apenas em entulho, atrapalhando seu dia a dia e diminuindo o conforto que o lar deve ter.
Outro ponto importante na hora de decorar espaço pequenos é arrumar os móveis. Após definir as prioridades, encontrar um espaço para cada móvel se faz essencial! Tire medidas, visualize cada cômodo, saiba exatamente onde cada coisa vai encaixar, isso torna muito mais fácil a hora de escolher os móveis. Para tornar esta parte mais prática você pode ter ajuda de um profissional – arquiteto ou decorador – mantenha a mente aberta a ideias, mas seja fiel ao seu estilo, é o seu lar e ele deve ter a sua cara.
Na hora de escolher os móveis lembre-se que menos é mais! Então, pense muito bem em seu estilo vida: você costuma levar muitos amigos para casa? Fazer jantares para várias pessoas? Se sim, sempre dê preferência aos móveis maiores, é melhor aposta em um sofá ou mesa com bastante espaço do que escolher um móvel pequeno e ter que acrescentar outros devido a necessidade de lugares, isso evita a poluição visual e incômodos posteriores.
Além do lugar dos móveis, é importante atentar para a pintura e os itens decorativos menores. Dê preferência para cores claras, elas diminuem a sensação de enclausuramento e deixam o ambiente mais vivo, além disso os espelhos podem ser uma ótima opção para dar uma aparência de amplitude ao local. Quanto aos objetos de decoração, siga a regra já citada: menos é mais! Não entulhe estantes, prateleiras e nichos com vários objetos, isso apenas causa acumulo de pó e não agrega em nada a sua decoração.

Resumindo, para decorar seu apartamento sem erro, não importa quão pequeno ele seja, tente seguir esses passos e evite dores de cabeça:

1. Definir prioridades
2. Cada móvel em seu lugar
3. Menos é mais
4. Cores claras sempre!
5. Aposte nos espelhos
6. Deixa apenas o que é realmente necessário.

Pronto, agora deixe a criatividade solta e transforme o seu lar!

Compartilhe