Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Casa colorida: as melhores flores para plantar no início do verão

19.12.2018

Quem gosta de cultivar flores em casa sabe que as características climáticas de cada estação do ano influenciam na hora do plantio. Por essa razão, existem mudas mais indicadas para serem plantadas no outono, inverno, primavera e verão. Cultivar espécies na estação correta faz com que elas se desenvolvam melhor e floresçam ainda mais belas, deixando seu jardim mais bonito. No verão, é ideal plantar flores que resistem ao sol, calor e à escassez de umidade. 

Pensando nisso, separamos 6 espécies ideais para o plantio e crescimento durante a estação mais quente, bem como alguns cuidados especiais para se ter com as mudas nesta época.

 

#1 Minimargarida:

Coloridas e pequeninas, as minimargaridas são margaridas de porte menor, que podem apresentar-se em tonalidades de branco, amarelo, rosa e roxo. Se adaptam a diversos tipos de solo, com mais ou menos matéria orgânica. No entanto, se o solo apresentar mais nutrientes, a planta poderá florescer mais rápido. Procure plantá-la onde haja luz por ao menos 5 horas diárias.

 


#2 Budléia (ou Buddleja):

Planta ornamental que se abre em numerosas flores agrupadas, formando lindos ramos totalmente floridos. Normalmente é encontrada na cor roxa, mas também pode existir nas cores branca, rosa ou amarelada. Seu aroma doce atrai insetos, por isso é indicada para uma área externa, de preferência com bastante espaço para seu crescimento. A budléia se adapta a solos mais secos, não necessita água em abundância e deve ficar o maior tempo possível exposta ao sol.

 


#3 Amor-agarradinho:

Trata-se de uma planta do tipo trepadeira, versátil e com uma beleza muito chamativa. Suas flores são pequenas e surgem normalmente na cor rosa. Pode ser usada para formar uma cerca-viva na varanda, sacada, pergonado ou onde mais você imaginar. O tamanho dos ramos pode ser controlado através de podas. Esta planta precisa de regas regulares e sol na maior parte do dia.

 


#4 Beijinho ou Maria-sem-vergonha:

Esta planta cria raízes e cresce com bastante rapidez. Suas pétalas planas e delicadas se assemelham ao Amor-Perfeito. Existe em uma grande variedade de cores, com flores brancas, rosas, roxas, laranjas, vermelhas e bicolores. Pode ser plantada em vasos na área interna ou externa. É indicado deixá-la longe de outras plantas, pois se alastra facilmente e pode invadir o espaço de outras espécies.

 


#5 Petúnia:

De origem sul-americana, esta flor gosta especialmente do nosso clima subtropical, e tende a florescer muito bem no verão. Fáceis de cuidar, ficam lindas em floreiras, vasos e jardins, tanto em áreas externas quanto internas. Suas flores são encontradas em diversas cores, como vermelha, azul, rosa, laranja, salmão, roxa e branca.

 


#6 Lírio da Paz:

Esta espécie de flor tem uma aparência bem distinta e elegante, e se adapta tanto em áreas externas quanto internas. Gosta de temperaturas altas e bastante luminosidade, mas não de sol direto. O lírio da paz cresce com uma folhagem abundante e flores menos numerosas. Necessita ter o solo constantemente úmido, mas não encharcado.

 

 


Cuidados especiais com as flores no verão:

 

- Nesta época, as plantas costumam ter maior resistência pois realizam mais atividade fotossintética devido aos dias mais longos.

- Para florescer mais rápido, é indicado adubar o solo com bastante matéria orgânica, mesmo as plantas que se adaptam a solos mais ralos.

- Devido às temperaturas mais altas, a terra seca mais rapidamente, fazendo com que seja necessário aumentar a frequência das regas. Uma dica é tocar o solo com os dedos - se um pouco de terra grudar, é porque o solo está suficientemente úmido.

 

 

--

Gostou das dicas? Compartilhe nas suas redes!

 

 

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO