Que tal aprender um pouco mais sobre a tendência que mudará a forma que você enxerga a utilização das cores?
O Color Block é quando as cores são usadas em forma de blocos para marcar e destacar detalhes de algo, criando assim linhas e limites determinados pelas próprias cores. Geralmente é utilizado em peças de roupa para construir looks bem marcados e dramáticos.
A modelo utiliza cores contrastantes em forma de blocos,
criando destaque e dramaticidade para cada peça.
Foto: Pinterest.
O conceito nunca sai de moda e, no decorrer dos anos, está sempre nas passarelas e exposições com grande destaque. Artistas renomados como Picasso e Mondrian o utilizaram como assinatura em suas obras, e marcas de luxo como Gucci e Balenciaga apostam com frequência no formato.
Composição No. III, com Vermelho, Azul, Amarelo e Preto, 1929. Pierre Mondrian.
O conceito causa impacto por usar a capacidade neurológica de identificar formas e desenvolver sensações gratificantes, causadas pela combinação de cores no círculo cromático.
Círculo cromático — entenda como usá-lo
O círculo cromático detalha todas as cores básicas e as divide entre complementares (cores que são contrárias umas às outras) e análogas (cores que são “irmãs” e fazem parte da mesma cor, porém com tons diferentes). Isso nos dá uma paleta que facilita a combinação das tonalidades, não importando se você escolher tons complementares ou análogos. Veja abaixo:
As cores complementares são escolhidas para causar um impacto maior e mais contrastante por serem literalmente contrárias umas às outras. Por mais que a crença popular geralmente dite que cores muito diferentes não funcionam, ao usar o círculo é impossível errar!
Já as análogas são cores que combinam com as que estão ao seu lado, formando assim blocos da mesma cor, porém com tonalidades diferentes. Geralmente é escolhido por quem gosta da tendência, mas não se sente à vontade com cores tão contrastantes, tornando o visual mais monocromático, como na foto abaixo.
Foto: Pinterest.
Color Block na arquitetura e na decoração de interiores
Agora que você já entendeu o conceito, que tal aplicá-lo na sua casa?
Para começar, é necessário entender que tipo de ambiente está decorando e, principalmente, a sensação que gostaria de passar.
Em salas e locais de recepção, você possui mais liberdade, afinal é um ambiente cuja decoração geralmente reflete a sua personalidade.
As cores também podem vir acompanhadas de textura, como este painel ripado que traz o tom quente para a parede com verde-escuro. Foto: Cristiano Carniel. Painéis ripados e prateleira Casttini.
Foto: Cristiano Carniel para Casttini.
Caso prefira ambientes mais alegres, a combinação de várias cores complementares é uma excelente opção.
Reprodução: Casa Vogue.
Se a escolha e não ir longe demais e optar apenas por um tom alegre, mantendo outro sóbrio, o amarelo com o preto sempre funciona.
Reprodução: mmartan.com.br
Para manter a casa em harmonia, você pode repetir os tons em mais de um cômodo.
Reprodução: mmartan.com.br
Reprodução: mmartan.com.br
E caso não queira se aventurar com as cores complementares mais fortes, a Coleção Amazônia da Casttini possui opções que trazem tons cotton candy que se complementam harmoniosamente, mantendo o impacto e a delicadeza do ambiente.
Às vezes, tudo o que o seu ambiente precisa é de um conceito simples de aplicar e, ao mesmo tempo, divertido de planejar.
Para ambientes com conceitos modernos e bem aplicados, visite o site casttini.com.br e descubra a sua nova forma de viver bem com móveis planejados para te fazer feliz.