Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Como viajar sem gastar muito

05.07.2018
Viajar é bom e todo mundo ama! Ou, pelo menos, a maioria das pessoas. Mas, se trocar os ares e desbravar novos locais parece algo impossível de encaixar no seu orçamento, veja nesse post as melhores formas de economizar, cortando despesas excessivas e tornando aquele sonho realidade. 


1º: Escolha do destino
Se você ainda não tem um destino definido, opte por um que não seja caro. Que tal visitar algum lugar perto da sua cidade que você ainda não conhece? Se quiser sair do Brasil, pesquise países onde o custo de vida não seja alto. O site Expatistan (em inglês, mas muito fácil de navegar) compara o custo de vida entre cidades de todo o mundo.


2º: Meio de transporte
Ao viajar de avião, não há dica melhor: compre sua passagem com antecedência. Sites de busca e comparação de preços como Decolar, Google Flights e Skyscanner ajudam você a encontrar promoções, saber em que dias da semana a passagem está mais barata e criar alertas para receber notificações sobre as mudanças de preço diretamente no seu e-mail. Encontrou um preço ótimo por um desses buscadores? Compare a tarifa com a apresentada no site da própria companhia aérea e veja por onde vale mais a pena adquirir. 
Ao viajar por outros meios, como carro e ônibus, temos a vantagem de contar com tarifas mais fixas. 


3º: Organize por conta própria
Organizar por conta própria o roteiro da sua viagem é muito mais barato do que deixar essa tarefa para alguma agência. Apesar da comodidade, você estará pagando por um trabalho que pode, na maioria das vezes, ser feito por você. Basta pesquisar muito bem o seu destino e os atrativos do local, e estar atento às opiniões de quem já esteve lá. Uma ótima ferramenta para isso é o site TripAdvisor, que elenca as principais atrações de praticamente todas as cidades do mundo e reúne comentários, avaliações e fotos de outros viajantes. Blog e canais de viagem no YouTube também são capazes de agregar bastante informação, já que passam uma perspectiva pessoal do destino visitado, geralmente com dicas bem detalhadas para facilitar o seu planejamento.


4º: Descontos
Os mesmos blogs de viagem, onde você pode conferir uma infinidade de dicas, oferecem descontos em alguns serviços, como sites de hospedagem (Booking, Airbnb, etc.), agências de seguro saúde e aluguéis de carros. Por isso, vale a pena visitar os mais famosos, como o 360 Meridianos, o Nós no Mundo, o Melhores Destinos, entre outros.
Obs.: uma breve pesquisa por “blogs de viagem” no Google pode ajudar.


5º: Gastos nas atrações
Uma vez que você chegou ao destino dos sonhos, você não vai querer deixar de conferir as principais atrações do local, não é mesmo? Mas, tenha em mente que muitas delas cobram entrada, especialmente se são patrimônios históricos, reservas naturais ou locais privados. Esteja atento para estas tarifas e inclua previamente no seu orçamento. Muitas delas baixam de preço em dias de menor movimento, como dias de semana.


6º: Alimentação
Se você pretende economizar na sua viagem, evite fazer todas as suas refeições em restaurantes; especialmente aqueles destinados a turistas. Visite algum mercado na sua primeira oportunidade e compre lanches mais baratos, frutas e ingredientes para fazer sanduíches. Leve sempre algo para beliscar nos seus passeios.
Dica: aproveite bem o café da manhã do hotel!
 

7º: Sua bagagem também pode gerar gastos
Esteja atento ao limite de bagagem que sua companhia aérea permite levar sem cobrar taxas excedentes. Às vezes, esta informação está em letrinhas miúdas dentro dos termos de compromisso da compra, mas sempre estará lá. O limite sempre valerá para as viagens tanto de ida quanto de volta.
Do mesmo modo, saiba dos riscos de ser taxado ao fazer compras no exterior. Procure não sair da sua cota para não ter dores de cabeça e gastos excedentes.


8º: Reserva de emergência
Por último, e não menos importante, coloque no seu orçamento uma reserva de emergência para toda a viagem que for fazer. Se não houver necessidade de usar essa reserva, já fica como economia para sua próxima aventura! ;)


Gostou das dicas? Não esqueça de compartilhar nas suas redes!

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO