Blog


10.02.2020

Cuidados com a ventilação e a posição solar da casa

Ao projetar uma casa é muito importante que arquitetos prestem atenção à posição solar e a ventilação do terreno onde ela vai ser construída. As influências do meio ambiente podem ser usadas a nosso favor, nos ajudando a economizar em energia e deixando os cômodos mais confortáveis. São pequenas soluções que podem ser tomadas para ajudar a minimizar a insolação e o calor causado por ela.

 

Projeto: Carlos Motta

 

No Brasil, as faces norte e oeste são as mais ensolaradas, por isso recomenda-se posicionar os quartos no lado leste, deixando-os frescos durante a tarde e evitando que durante a noite fiquem muito quentes. Além disso, é necessário alinhar outros pontos, como isolamento térmico, beirais e varandas, que ajudam a criar sombra. Deve-se prestar atenção nos materiais e telhas usados na construção.

 

Projeto: Flavio Castro

 

Paredes ou grandes janelas de vidro exigem atenção porque tendem a deixar muito calor passar, então a sugestão é optar por ter árvores ou algo que diminua a incidência de radiação, mas deixe a luminosidade passar.

 

Projeto: Jorge Siemsen

 

Projeto: The Room Arquitetura e Design

 

Já para ter ventilação natural é bom ter janelas em lados opostos, fazendo com que o ar circule livremente e deixe os ambientes com temperatura agradável.  Outra opção são os vãos que ajudam a dispersar o ar quente.

 

Em resumo:

- o norte recebe mais luz

- o leste recebe luz pela manhã

- o sul recebe a luz mais fraca

- o oeste tem impacto mais forte
Compartilhe