Blog


06.08.2018

Dicas e inspirações para ter um cantinho do vinho em casa

O sonho de todo amante de vinhos é ter um cantinho especial dedicado à bebida em sua casa. Quem não possui espaço para construir uma adega, pode usar da criatividade para montar uma área semelhante dentro da cozinha, do living, da varanda gourmet, ou outro local que for adequado.
Continue lendo para conferir algumas dicas e se inspirar para montar seu cantinho do vinho.


1. Em pé ou deitado?
A posição na qual armazenamos as garrafas influencia diretamente na qualidade da bebida servida. No geral, deve-se guardar o vinho deitado. A posição horizontal faz com que a rolha fique em contato com o líquido, evitando o ressecamento do objeto e a entrada excessiva de oxigênio na garrafa. Essa dica é importante especialmente se você tem a intenção de deixar o vinho armazenado por bastante tempo.

2. Temperatura ambiente
A temperatura ambiente do espaço onde os vinhos ficarão armazenados é muito importante. Quanto mais fresco e constante for o local, melhor, já que temperaturas altas ou oscilações nas mesmas podem fazer mal para a bebida.
Se não há como climatizar a sua miniadega, adote a seguinte medida: 
- Vinhos tintos devem ficar nas prateleiras ou nichos superiores, já que o ar quente tende a ficar na parte de cima do ambiente.
- Os brancos, por sua vez, podem ser armazenados nas prateleiras ou nichos de baixo, onde há maior concentração de ar frio. 

3. Luz
A sua miniadega deve ser o mais escura possível. Evite deixar as garrafas próximas a luzes incandescentes ou outras fontes de calor, para que a temperatura se mantenha a ideal, conforme foi explicado no item anterior.

4. Alerta desastre!
Preze pela segurança no seu cantinho dos vinhos. Evite deixá-los em ambientes de passagem, onde alguém pode facilmente esbarrar nas garrafas. Prefira que o material dos nichos ou prateleiras não seja escorregadio, evitando acidentes. Uma dica para resolver essa questão é colocar uma porta de qualquer material no espaço.

5. Inspire-se
Veja abaixo uma galeria de fotos para você se inspirar!


Compartilhe