Blog


27.06.2016

Festa junina dentro de casa

Uma das festas mais esperada no Brasil é a Festa Junina. Ela reúne os amigos, colegas e a família em ritmo de alegria e muita comilança. Que tal preparar seu próprio arriá?

Primeiro você precisa pensar na quantidade de convidados e preparar os convites. Depois na música, decoração e na comida. As canções devem ser aquelas típicas da data: sertanejo, forró e a dança da quadrilha (claro). Na decoração, invista em toalhas xadrez, flores do campo, chapéus de palha, palha de milho, bandeirinhas e quermesses.

Já para a alimentação, aposte em pipoca, pinhão, milho cozido, paçocas, maçãs do amor e quentão. Se você deseja inovar nos pratos, confira algumas receitas.

Arroz Doce


Ingredientes
2 ½ xícaras de água
2 fitas largas de casca de laranja, sem a parte branca
2 fitas largas de casca de limão, sem a parte branca
1 pedaço grande de canela em pau
1 xícara de arroz branco bem lavado e escorrido
1 litro de leite
2 xícaras de açúcar
canela em pó para polvilhar

Modo de fazer
Numa panela média, aqueça a água, as cascas de laranja e limão e a canela em pau. Conte 1 minuto a partir da fervura, junte o arroz e cozinhe com a panela semitampada por uns 15 minutos, até que os grãos estejam macios. Abaixe o fogo, junte o leite e o açúcar e cozinhe por mais 30 minutos, até formar um creme ralo e ligeiramente brilhante (não deixe encorpar muito, para não firmar demais quando esfriar). Passe para uma tigela, polvilhe com canela e sirva morno ou gelado (guarde na geladeira por uns 2 dias).

Curau de Milho Verde


Ingredientes
4 espigas de milho-verde tenro
500 ml de leite integral
100 g de açúcar
1 pitada de sal
canela em pó a gosto

Modo de fazer
Corte os grãos do milho com uma faca e leve-os, juntamente com o suco que se desprender do sabugo, mais o leite, ao liquidificador. Bata até a mistura ficar completamente homogênea. Passe por uma peneira grossa. Leve o caldo coado para uma panela, acrescente o açúcar e o sal. Cozinhe em fogo médio, mexendo energicamente para não empelotar, até levantar fervura. Depois que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo sem parar, até conseguir uma consistência cremosa. Coloque no recipiente que irá servir, cubra com papel filme e leve à geladeira até resfriar completamente. Sirva gelado com canela em pó polvilhada.

Doce de Abóbora com Cocada



Doce de abóbora
500g de açúcar
300g de abóbora de pescoço em cubos grandes
5g de cardamomo
5g de canela em pau
4g de cravo-da-índia
700ml de água

Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes numa panela, misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo até a abóbora desmanchar. Desligue o fogo e bata bem com o batedor de arame, ou uma colher grande, para que o doce fique cremoso. Deixe esfriar e reserve.

Doce de coco
800g de coco fresco ralado
250ml de leite condensado
400ml de leite integral
200g de açúcar
cravo-da-índia e canela a gosto

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes numa panela e cozinhe em fogo baixo por 1 hora, mexendo de vez em quando, até ficar cremoso. Deixe esfriar e reserve.

Montagem
Coloque numa forma o doce de coco e depois o doce de abóbora e por fim, corte em cubos.

Compartilhe