Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Inspiração de cores para o quarto das crianças

07.07.2019

O quarto infantil é um cômodo muito especial da casa. Sua decoração sempre deverá se diferenciar do resto, já que ali deve predominar uma atmosfera lúdica, tranquila e divertida.

O primeiro item a gerar dúvidas na hora de decorar o quarto infantil é a escolha das cores. Será que precisamos nos ater ao azul e rosa para pintar as paredes e selecionar os móveis da criança? É claro que não! Hoje, já não precisamos mais nos prender à esta ideia e podemos explorar de forma muito mais criativa o universo das cores.

 

Para te ajudar a escolher as cores do dormitório infantil, separamos algumas dicas muito úteis. Confira!

 

1- Idade

A idade da criança faz total diferença quando vamos planejar a decoração do quartinho. Se estamos falando de bebês e crianças pequenas, o ideal é pensar em uma decoração que possa ser modificada futuramente. Já que a criança irá crescer e criar gostos próprios, é muito melhor que seja possível adaptar o quarto à sua personalidade.

Quartos para bebês costumam ter cores mais suaves, e não é à toa. Tons mais delicados tranquilizam e auxiliam o sono da criança, fatores fundamentais para os primeiros anos da vida. Entre estes, costumam se destacar os tons pasteis de azul, rosa, amarelo, lilás e verde, por exemplo.

À medida que a criança cresce, as cores suaves podem ser trocadas por tons mais alegres e divertidos, despertando a criatividade, o aprendizado, a imaginação e o aspecto lúdico do mundo infantil.

 

 

2- Sensações transmitidas

Você sabia que as cores transmitem diferentes sensações? As crianças são especialmente suscetíveis às interferências das cores no ambiente, por isso, vale a pena estar atento, pelo menos, a uma ideia básica de distinção entre cores frias e cores quentes.

Cores frias: são as tonalidades de azul, verde e violeta. Estão associadas a elementos como água, céu e natureza, e transmitem sensações mais serenas, como calma, tranquilidade e introspecção.

Cores quentes: são os tons de vermelho, laranja e amarelo. Estes matizes trazem o calor do sol e do fogo, e despertam sentimentos de euforia, alegria, além de impulsos mais criativos.

Embora muito distintas, as sensações trazidas pelas cores quentes e frias podem ser equilibradas através do contraste delas na decoração, que pode ser feito usando as duplas de cores complementares

  

 

3- Decoração temática

As cores podem ter um papel superimportante dentro das chamadas decorações temáticas, que retratam personagens, filmes, desenhos, conceitos e histórias que as crianças costumam gostar. Uma decoração temática de floresta, por exemplo, provavelmente será marcada pelos tons de verde e laranjas mais terrosos. Por outro lado, uma decoração com temática de princesas receberá muitos tons de rosa e violeta.

 

 

Gostou das dicas para decorar o quarto infantil? Compartilhe nas suas redes! 

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO