Pode ser uma relíquia de família, uma herança ou até mesmo um presente especial. O fato é que os móveis antigos muitas vezes estão na nossa casa e não sabemos bem como aproveitá-los na decoração. Aprenda com as dicas abaixo como utilizá-los para compor ambientes bonitos e estilosos.
#1: Motivos para inserir móveis antigos no décor
- Tendência:
O Vintage entrou na moda para ficar. Seja em roupas ou na decoração, essa é uma tendência que valoriza peças antigas em uma mescla com o moderno.
- Ecológico e econômico:
Reutilizar móveis antigos evita descartar itens que ainda se apresentam em bom estado de uso. Além de correto para o meio ambiente, isso acaba sendo benéfico para o seu bolso.
- Personalização:
É muito pouco provável que alguém possua um móvel exatamente igual ao seu, especialmente se você o personalizar e deixar a sua cara.
#2: Como repaginar o item
Os móveis antigos podem ser reformados, arrumados, pintados e passar a ocupar posição de destaque na decoração.
- Cores novas:
Use e abuse das cores para dar uma nova vida ao móvel. Você pode estilizar a pintura deixando-a um pouco rústica ou adicionando texturas. Mas lembre-se de combinar com o restante do ambiente. Uma dica é criar contraste: se o ambiente possui cores mais neutras, use cores vibrantes na peça antiga, e vice-versa.
- Colagem:
A colagem de papel vai produzir uma estampa bem despojada no móvel. Você pode utilizar revistas, jornais ou gibis. Passe uma demão de verniz para fixar bem o material. Se preferir algo mais sóbrio, cole um papel de parede com um padrão mais alinhado.
- Revestimento:
No caso dos estofados, atualizar o revestimento reforça e protege o item, além de modernizar e esconder alguns danos irreparáveis, como furos no tecido original.
#3: Onde utilizar
Ao serem repaginadas, as peças antigas dão um ar criativo, artístico e menos formal ao ambiente, podendo ser utilizadas em qualquer cômodo.
- Realocação:
Mude a função dos móveis. Uma cristaleira pode servir para organizar livros no escritório; ao passo que um aparador pode servir como gabinete para banheiro.
- Harmonia:
Aposte na mistura harmônica entre móveis antigos e modernos. Utilize cadeiras Vintage na sala de jantar, mas mantenha a mesa num estilo mais contemporâneo, ou posicione aquela poltrona repaginada ao lado de um estofado novo.
Um cômodo pode ser decorado com mais de um móvel antigo, no entanto, assegure-se de que as duas peças estejam em sintonia. Não deixe o móvel em um local onde ele pareça deslocado ou sem função, simplesmente porque você o quer lá. Abra seu leque de opções e use a criatividade.
Dicas extras:
- Sobre o móvel antigo, no caso de um aparador, cômoda ou mesa de centro, você pode colocar quadros de família com uma moldura Vintage.
- Adapte alguns móveis com rodinhas nos pés para poder transportá-los mais facilmente.
Gostou das dicas? Não esqueça de compartilhar!