Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Mobiliários antigos: como utilizar (Classic)

12.09.2017
Pode ser uma relíquia de família, uma herança ou até mesmo um presente especial. O fato é que os móveis antigos muitas vezes estão na nossa casa e não sabemos bem como aproveitá-los na decoração. Aprenda com as dicas abaixo como utilizá-los para compor ambientes bonitos e estilosos.

#1: Motivos para inserir móveis antigos no décor
- Tendência:
 O Vintage entrou na moda para ficar. Seja em roupas ou na decoração, essa é uma tendência que valoriza peças antigas em uma mescla com o moderno. 
- Ecológico e econômico: 
Reutilizar móveis antigos evita descartar itens que ainda se apresentam em bom estado de uso. Além de correto para o meio ambiente, isso acaba sendo benéfico para o seu bolso.
- Personalização:
É muito pouco provável que alguém possua um móvel exatamente igual ao seu, especialmente se você o personalizar e deixar a sua cara.

#2: Como repaginar o item
Os móveis antigos podem ser reformados, arrumados, pintados e passar a ocupar posição de destaque na decoração. 
- Cores novas: 
Use e abuse das cores para dar uma nova vida ao móvel. Você pode estilizar a pintura deixando-a um pouco rústica ou adicionando texturas. Mas lembre-se de combinar com o restante do ambiente. Uma dica é criar contraste: se o ambiente possui cores mais neutras, use cores vibrantes na peça antiga, e vice-versa.
- Colagem: 
A colagem de papel vai produzir uma estampa bem despojada no móvel. Você pode utilizar revistas, jornais ou gibis. Passe uma demão de verniz para fixar bem o material. Se preferir algo mais sóbrio, cole um papel de parede com um padrão mais alinhado.
- Revestimento: 
No caso dos estofados, atualizar o revestimento reforça e protege o item, além de modernizar e esconder alguns danos irreparáveis, como furos no tecido original.

#3: Onde utilizar
Ao serem repaginadas, as peças antigas dão um ar criativo, artístico e menos formal ao ambiente, podendo ser utilizadas em qualquer cômodo. 
- Realocação:
Mude a função dos móveis. Uma cristaleira pode servir para organizar livros no escritório; ao passo que um aparador pode servir como gabinete para banheiro. 
- Harmonia:
Aposte na mistura harmônica entre móveis antigos e modernos. Utilize cadeiras Vintage na sala de jantar, mas mantenha a mesa num estilo mais contemporâneo, ou posicione aquela poltrona repaginada ao lado de um estofado novo. 

Um cômodo pode ser decorado com mais de um móvel antigo, no entanto, assegure-se de que as duas peças estejam em sintonia. Não deixe o móvel em um local onde ele pareça deslocado ou sem função, simplesmente porque você o quer lá. Abra seu leque de opções e use a criatividade. 

Dicas extras: 
- Sobre o móvel antigo, no caso de um aparador, cômoda ou mesa de centro, você pode colocar quadros de família com uma moldura Vintage.
- Adapte alguns móveis com rodinhas nos pés para poder transportá-los mais facilmente.

Gostou das dicas? Não esqueça de compartilhar!

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO