Quem mora em apartamento ou não tem muito espaço em casa tem dificuldades para manter flores, mas saiba que você pode criar um delicado e belo jardim plantando suculentas ou cactos em canecas. Você vai ter um lindo canto verde na sua casa.
Para criar seu jardim, você vai precisar de:
Uma xícara ou uma caneca
Um borrifador de água
Um pedaço de feltro
Terra para jardinagem
A planta
Furadeira
Uma broca especial para furar cerâmica
1. Para transformar qualquer coisa em vaso de planta, é preciso, primeiro, fazer um buraquinho em sua base.
2. Agora é hora de começar a furar. Não se esqueça de manter a furadeira perpendicular à caneca ou xícara. Você logo reparará que não é um material muito macio de furar, por isso, é essencial não fazer muita força com a furadeira, se não, corre o risco de acabar trincando a cerâmica.
3. Com a sua xícara ou caneca furada, é hora de transplantar a sua plantinha para a nova casa. Primeiro, forre o fundo com um pedaço de feltro.
4. Coloque um pouco de terra por cima do retalho, e vá preenchendo com terra.
5. Com cuidado, passe a planta para a xícara, posicionando-a do jeito que você mais gostar e cobrindo as suas laterais com mais terra, até ficar bem segura.
6. Se gostar, pode decorar com um pouco de musgo, o que dá um charme extra, além de segurar a umidade na terra. Agora é só escolher o melhor local para a sua planta e não se esquecer de regá-la regularmente, de acordo com a necessidade de sua plantinha!
Confira algumas dicas para cuidar bem dos cactos ou suculentas
O substrato ideal para as suculentas é a composição de terra adubada e areia de construção. A terra tem que ser bem levinha para drenar bem a água. Nunca utilize a areia da praia, pois ela contém altas doses de sal.
No verão, uma rega por semana é o suficiente. No inverno, regue no máximo uma a duas vezes ao mês. Molhe apenas a terra. Evite que a água caia sobre as folhinhas.
Cactos e suculentas precisam de sol e luz indireta. A maioria prefere sol direto, mas muitas preferem luz indireta, ou apenas algumas horas de exposição ao sol. Pesquise as espécies que você escolheu e ofereça o ambiente ideal.