Sabemos que as cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. Elas dão origem a todas as cores secundárias e terciárias. São cores tidas como vibrantes, que na decoração marcam presença e enchem os ambientes de personalidade. Que tal aprender a melhor maneira de usá-las?
Comecemos pelo azul, uma cor que transmite tranquilidade e calma. Também está associado à organização.
Quanto mais claro o tom do azul, maior a sensação de tranquilidade, portanto, cuidado neste ponto: se a ideia é decorar um quarto, os tons claros combinam superbem, mas para outros cômodos como a sala e a cozinha prefira nuances mais fortes da cor.
O vermelho, por sua vez, faz uma oposição ao azul, ganhando um significado mais forte. Seu uso marca um ambiente com energia e intensidade. Como cor quente, traz consigo uma veia passional. Prefira evitar a cor em dormitórios, pois pode atrapalhar o sono. Aposte na cozinha e em menor quantidade na sala.
Já o amarelo é carregado de simbolismos. Estimula a concentração, desperta o otimismo e enche os ambientes de vitalidade. É a cor do sol, a cor da alegria! Pode ser utilizado tanto em móveis de destaque quanto em objetos menores, do quarto ao living, da cozinha à área de serviço.
E quem disse que misturar as cores primárias em um mesmo ambiente está proibido? Sabendo utilizar com equilíbrio, a mescla de duas ou até mesmo das três cores primárias pode criar espaços cheios de personalidade. Veja algumas fotos abaixo para se inspirar!