Blog


13.03.2017

Original e cheia de poder: conheça a decoração industrial

Entre os anos 50 e 70, os antigos galpões de fabricas e estúdios foram transformados em lares, assim nascia a decoração industrial. Espaços amplos, repletos de tijolos à vista e tubulações aparentes, muita madeira, metal e concreto, essas são as referências para este estilo de decoração que ganhou muito força ao ser usada de forma contemporânea em lofts diversos por todo mundo.
Atualmente, não é preciso morar em um loft ou em um antigo galpão para aderir o estilo industrial, em um apartamento ou casa ele fica lindo e muito moderno. Porém, apesar de ter adeptos no mundo inteiro, ainda existe a grande dúvida: como usar essa tendência atemporal sem deixar que o ambiente fique com cara de ferro velho?
A melhor coisa a fazer é conhecer a essência dessa decoração, o nome já diz tudo: industrial! O ambiente deve parecer que antigamente era uma fábrica, tentar mudar ou disfarçar isso é começar errado. O melhor a fazer é, desde o começo, apostar em janelas grande, tijolos à vista, escadas de metal, vigas aparentes e bastante concreto e/ou cimento queimado.

As cores neutras também são aliadas deste tipo de decoração, mas para que não fique um ambiente apagado alguns objetos devem ter um toque de cor. Amarelo, púrpura, verde, turquesa, laranja e cores fortes em geral contrastam lindamente com a seriedade que normalmente compõe paredes e móveis. Falando em móveis, o estilo industrial geralmente busca o minimalismo, optar por poucas peças, porém que tenham funcionalidade, é a melhor escolha. Além disso, o estilo permite mesclar referências e materiais nos móveis e objetos decorativos, peças clássicas e itens modernos quando combinados certeiramente com madeira e metal podem um criar um ambiente extremamente poderoso, ousado e original!
A decoração industrial também oferece uma série de vantagens, isso porque ela é, normalmente, prática e funcional. Além de preservar uma boa área do imóvel, pois dispensa o excesso de móveis, assim, pode ser usada até mesmo em lugares menores. Como se tudo isso não bastasse, o resultado estético de uma décor industrial é bastante contemporâneo, passando sofisticação e agregando valor ao local.

Compartilhe