Blog


24.05.2018

Receita: 4 sopas para quando o frio bater na porta

Nada melhor para combater o frio do que uma sopa deliciosa, não é mesmo? Pensando nisso, separamos 4 receitas desse prato para você preparar aí na sua casa. Confira abaixo!

1. Sopa de Tomates Assados:

Ingredientes:
- 500g de tomates italianos
- 3 dentes de alho
- 2 e 1/2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola média fatiada
- 1 batata média cortada em cubinhos
- 1 e 1/2 xícaras (chá) de caldo de legumes diluído em água
- 1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão
- Açúcar a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto

Modo de preparo:
Espalhe os tomates em uma assadeira grande untada. Amasse levemente os dentes de alho descascados, coloque-os sobre os tomates, tempere tudo com sal e regue com azeite. Asse por cerca de 1 hora ou até os tomates ficarem levemente murchos e tostados embaixo.
Enquanto os tomates estiverem assando, aqueça 1 colher de azeite em uma panela grande em fogo médio. Adicione as cebolas fatiadas, tempere com uma pitada de sal e refogue em fogo baixo até ficarem bem douradas. Adicione as batatas e refogue por um minuto. Acrescente o caldo de legumes, misture e deixe cozinhar até as batatas ficarem macias. Quando os tomates estiverem prontos, coloque-os na panela juntamente com o caldinho e os dentes de alho, e acrescente também o manjericão fresco. Misture, adicione açúcar a gosto para retirar a acidez, corrija o sal, se necessário, tampe e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
Desligue e bata até obter um creme uniforme. 


2. Creme de Abóbora com Gorgonzola:

Ingredientes:
1 colher (sopa) cheia de margarina
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
500g de abóbora em cubos 
1 litro de caldo de legumes (caseiro ou industrializado)
2 colheres (sopa) de queijo gorgonzola esfarelado
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Refogue a cebola e o alho com a margarina. Junte a abóbora e refogue bem. Cubra com o caldo de legumes e deixe ferver até amolecer a abóbora. Se necessitar, acrescente mais água, pois a tendência é evaporar durante o cozimento. Acerte o sal. Bata no liquidificador ou use um mixer. Na hora se servir polvilhe o queijo gorgonzola esfarelado em cima de cada porção.


3. Sopa de Cebola:

Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 5 cebolas fatiadas
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo ou farinha aveia
- 5 xícaras (chá) de caldo legumes
- 1 folha de louro
- 1 pitada de noz moscada
- 1 pitada de cominho
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela em fogo médio, coloque o azeite, as cebolas, tempere com sal e refogue até as cebolas ficarem bem douradas. 
Em seguida, adicione a farinha, misture bem e rapidamente já coloque o caldo legumes. Adicione louro, noz moscada e cominho. Tampe e deixe cozinhar por mais 20 minutos em fogo baixo. Corrija o sal, se necessário. Desligue, remova a folha de louro e bata com um mixer ou no liquidificador.


4. Caldinho de Ervilhas:

Ingredientes:
- 1 e 1/2 xícaras (chá) de ervilha seca
- 3 dentes de alho picados
- 1/2 xícara (chá) de cebola picada
- Sal a gosto
- 1 folha de louro
- 4 xícaras (chá) de caldo de legumes 
- 1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado
- Azeite a gosto

Modo de preparo:
Coloque as ervilhas de molho com o triplo de água por 12 horas. Em seguida escorra, lave e reserve.
Em uma panela de pressão em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente a ervilha e refogue por cerca de 3 minutos. Tempere com sal a gosto, acrescente a folha de louro e adicione o caldo de legumes. Tampe a panela de pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos depois que pegar pressão e desligue.
Retire a tampa depois que saiu a pressão e veja se as ervilhas estão cozidas. Caso estiverem, adicione a salsinha e cebolinha picadas, regue com um fio de azeite e misture.

Receitas dos portais Panelaterapia e Presunto Vegetariano.
Imagens meramente ilustrativas.

Compartilhe