Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Viaje no tempo com essas receitas

02.05.2016
Comer é um momento de troca de experiências e união, além de reavivar memórias, aromas e sabores. Em torno da mesa reúnem-se amigos e familiares. Para comemorar, nada melhor do que voltar no tempo e lembrar daquelas receitas com cara de casa de vó, que trazem momentos da infância e de alegrias. Veja algumas receitas que são uma verdadeira viagem no tempo.

Gelatina Psicodélica


Ingredientes
4 caixas de gelatina com sabores e cores diferentes
1 sachê de gelatina incolor
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

Modo de fazer
Prepare as 4 caixas de gelatina separadamente, de acordo com as instruções dos fabricantes. Coloque-as em fôrmas baixas. Leve à geladeira até que fiquem firmes. Corte-as em cubinhos e reserve. Bata no liquidificador o leite condensado e o creme de leite. Dissolva o sachê de gelatina incolor em 50 ml de água. Incorpore a gelatina incolor no creme de leite com leite condensado, sem bater. Misture o creme aos cubinhos de gelatina colorida. Mexa com cuidado e leve para gelar novamente, até ficar consistente.

Bolo de rolo


Ingredientes
Massa
2 ½ xícaras de manteiga sem sal, em temperatura ambiente + 1 pouco para untar a assadeira
2 ¾ de xícara de açúcar
8 gemas
4 xícaras de farinha de trigo + 1 pouco para enfarinhar a assadeira
8 claras em neve

Recheio
700 g de goiabada picada
4 colheres de sopa de água ou vinho branco

Cobertura
6 colheres de sopa de açúcar cristal

Modo de fazer
Bata a manteiga na batedeira até esbranquiçar. Junte o açúcar aos poucos e bata por 5 minutos. Acrescente as gemas, uma a uma, e bata até obter um creme claro. Diminua a velocidade da batedeira e adicione a farinha aos poucos, até obter uma massa homogênea. Com uma espátula e sem bater, junte as claras em neve delicadamente. Unte e enfarinhe uma assadeira rasa de 28 x 48 cm e espalhe 1 xícara de massa, usando uma espátula para a camada ficar bem fina e uniforme. Asse em forno preaquecido a 200°C, por 4 minutos, sem deixar dourar. Leve ao fogo brando a goiabada com a água ou o vinho, mexendo até obter uma pasta. Retire do fogo, deixe esfriar e divida em 8 porções. Reserve. Desenforme a massa assada sobre um pano seco polvilhado com açúcar cristal, com cuidado para não quebrar. Reserve. Espalhe uma parte da goiabada derretida sobre a massa e, com ajuda do pano, enrole como rocambole até chegar à beirada do tecido. Lave a assadeira, enxugue bem e unte novamente. Polvilhe o pano novamente com açúcar cristal. Espalhe 1 xícara da massa sobre ele e repita toda a operação. Deixe que os bolos esfriem, polvilhe com açúcar e sirva em fatias bem finas.

Bolinho de chuva


Ingredientes
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de leite
Farinha de trigo o quanto baste
1 colher de sopa de fermento
500 ml de óleo de soja
Açúcar e canela para polvilhar, a gosto

Modo de fazer
Bata os ovos, o açúcar, o leite, a farinha e o fermento no liquidificador, até obter uma massa cremosa, nem muito rala, nem muito espessa. Em uma panela de tamanho médio, aqueça o óleo. Ponha colheradas da massa no óleo e abaixe o fogo, para que fritem por completo e não fiquem crus por dentro. Vire os bolinhos delicadamente com uma escumadeira, para que dourem por igual. Coloque os bolinhos sobre papel absorvente, para retirar o excesso de óleo. Passe-os em açúcar e canela. Sirva quente.

Pé-de-moleque


Ingredientes
1,5 kg de amendoins inteiros (ou moídos, se preferir)
4 kg de rapadura
1,5 xícara de água

Modo de fazer
Torre o amendoim numa fôrma. Espere esfriar e retire toda a casca. Coloque a água e a rapadura quebrada em pedacinhos, para derreter melhor, numa panela em fogo alto, sem necessidade de mexer. Quando o melado derreter inteiramente, deixe ferver mais um pouco, desligue o fogo e acrescente o amendoim torrado. Mexa bem até a consistência ficar homogênea. Coloque numa travessa, espere esfriar um pouco (não totalmente, porque ele endurece) e, ainda morno, corte em quadrados.

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO