Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

10 amuletos para proteger e energizar a casa

21.04.2018
Independente das distintas crenças individuais, muitas pessoas utilizam símbolos místicos e amuletos para proteger a casa das más energias. Separamos 10 deles para que você possa saber como usar e ainda incrementar a decoração do seu lar!

1. Trevo-de-quatro-folhas
Símbolo da sorte mais famoso do mundo, que pode encher sua casa de boas energias. Como o trevo-de-quatro-folhas original é resultado de uma anomalia genética do trevo comum, de 3 folhas, é impossível cultivar o original, mas existem algumas espécies que o imitam. Se preferir, você pode ter uma representação da planta em um quadro, por exemplo, ou outros itens da decoração.

2. Olho Turco
Este amuleto se originou na Turquia e depois seu uso se popularizou na Grécia e em outros países, por isso, também é chamado de Olho Grego. 
Os turcos acreditavam que esse talismã poderia livrar a pessoa do mau olhado, protegendo-a da inveja e má sorte. A cor azul do olho tem o poder de filtrar as vibrações nocivas. Conta a tradição que, quando carregado dessas energias ruins, o vidro se rompe. Isso significa que ele cumpriu seu papel de proteger a pessoa.

3. Mensageiro dos ventos 
Também chamado de sino dos ventos, sino da felicidade ou espanta-espíritos, este objeto normalmente é feito com tubos de metal ou bambu, suspensos por fios, que produzem som através da ação do vento.
Além de emitir um som muito tranquilo e agradável, sua função no lar é a purificação. Indica-se colocar o mensageiro dos ventos na entrada da casa para espantar as más energias.

4. Mão de Fátima – ou Hamsá
Este símbolo de uma mão com os 5 dedos estendidos e desenhos diversos dentro (que podem trazer diferentes significados para complementar o amuleto) é originário do Oriente Médio. O sentido religioso do Hamsá é ser uma mão que impede o mal e transmite poder, força e proteção, atraindo o bem.
Fátima era o nome da filha do profeta Maomé, sendo para muitos seguidores do islamismo uma mulher santificada.

Para cima ou para baixo?
A mão posicionada para cima está relacionada com o céu, o plano espiritual e tudo a ele associado. Já para baixo, está associada à terra e tudo que possui relação com o plano físico.

5. Buda
Segundo o budismo tibetano, existem 5 representações de Buda, cada uma trazendo significados diferentes. Uma delas muito conhecida é a figura do Buda meditando, com a mão esquerda sobre a direita. Esta representação é chamada Amitabha, cujo nome significa “luz infinita”. Está associado a uma grande sabedoria que combate males como avareza, cobiça e luxúria.  

Ao contrário do que muitos pensam, o senhorzinho gordo e feliz, muito visto por aí, não é um Buda, mas sim um Hotei ou Hotei-San, que representa a generosidade e felicidade humanas. Seu ventre grande não simboliza fartura ou gula, mas, sim, satisfação.

6. Filtro dos sonhos
O filtro dos sonhos se popularizou muitos nos últimos anos, por ser um objeto bonito, simples e fácil de encontrar. Esse amuleto vem da cultura indígena norte americana, e seu uso serve para purificar energias e evitar que sonhos ruins invadam a noite. O ideal é pendurá-lo próximo à cama, em um lugar onde bata sol.

7. Elefantes
Elefantes são considerados animais sábios e fortes, e vem da Índia a tradição de venerá-los. Muitas pessoas posicionam estatuetas de elefantes de costas para a porta. Isso tem uma explicação: elementos posicionados como se estivessem entrando na casa (de costas para a porta) ajudam a transportar toda a fortuna e os valores que queremos atrair de fora para dentro. Mas, se a intenção é atrair sorte e boas energias, o animal deve estar posicionado ao contrário (de frente para a porta) como se estivesse dando as boas vindas às energias que estão entrando.

8. Pedras e cristais
Os cristais são elementos naturais que se formam em diferentes camadas da terra e vibram em frequências únicas, por isso despertam um interesse tão grande na humanidade.
Pedras e cristais são usados há milênios para curar, energizar e purificar tanto os ambientes quanto o nosso próprio corpo. Dentro de casa, cada cristal ou pedra possui uma função específica. A turmalina negra, ou ônix, por exemplo, absorvem as más energias. Já a prosperidade pode ser atraída com os usos da pedra esmeralda, citrino ou quartzo verde.

9. Tsuru
Símbolo da saúde e longevidade, esse pássaro visto em dobraduras (os chamados origamis), é uma ave sagrada no Japão. Reza a lenda que um tsuru pode viver até mil anos! Outra crença é a de que a pessoa que fizer mil dobraduras de tsurus terá um grande desejo alcançado.
Esse amuleto fica lindo no quarto de criança.

10. Baguá
O Baguá é um amuleto em forma de octógono, onde cada um dos lados (guás) representa diferentes âmbitos da vida, sendo eles: carreira, amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade, família/saúde, sabedoria/espiritualidade. O centro do amuleto é o equilíbrio de todas essas coisas. O objeto deve ser colocado no cômodo da casa que simboliza algum guá a ser aperfeiçoado. Por exemplo: se você busca uma melhora no relacionamento, coloque o Baguá no quarto de casal.


Cadastre-se para receber todas
as novidades sobre decoração
e lançamentos Casttini

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO