Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

10 hortaliças para plantar no outono

11.04.2019
A mudança de estação muitas vezes também exige uma mudança no nosso canteiro de hortaliças. Nesta época, muitas sementes tendem a germinar por causa do clima mais ameno. Se você está começando uma horta caseira agora ou se está renovando suas mudas, aprenda as melhores opções para plantar no outono!

1. Acelga
Gosta de: sol e clima ameno. Deve ser plantada em um solo mais fértil, arejado e enriquecido com matéria orgânica, irrigado regularmente. 
Colheita: após o plantio com sementes, pode ser iniciada em cerca de 80 dias.

2. Agrião
Gosta de: sol contínuo, solo fértil com muita matéria orgânica e irrigação diária com água pura. 
Colheita: geralmente pode ser iniciada a partir de 70 dias após o plantio com sementes (também se multiplica por estaquia).

3. Alface
Gosta de: sol, porém não nas horas mais quentes do dia. Solos soltos, férteis e ricos em matéria orgânica são ideais para semear essa hortaliça, com irrigação diária pela manhã ou à tardinha.
Colheita: em geral, é feita entre 50 e 70 dias após semear. 

4. Alho-poró
Gosta de: sol pleno e um solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, além de irrigação regular. 
Colheita: a partir de aproximadamente 140 dias as plantas já estarão prontas para serem colhidas. 
Dica! Cerca de 1 mês antes da colheita, podemos “amontoar” um pouco de terra em torno da planta para que seus talos fiquem mais clarinhos e suculentos.

5. Cebolinha
Gosta de: sol na maior parte do dia, solo fértil com bastante matéria orgânica e irrigação regular. Adapta-se ao frio e ao calor, mas prefere o clima ameno. 
Colheita: pode começar entre 75 e 120 dias após o plantio. As folhas devem ser cortadas junto à base, e não pela metade.

6. Chicória
Gosta de: sol contínuo, solo profundo e solto, com bastante matéria orgânica. 
Dica! A melhor temperatura para cultivar a chicória é entre 14º e 18ºC. Em épocas muito quentes, ela tende a ficar com o sabor mais amargo.
Colheita: procure colher quando as folhas tiverem entre 15 e 20 cm de altura, o que acontece aproximadamente 60 dias após o plantio.

(
7. Espinafre
Gosta de: sol pleno ou meia-sombra, além de solo fértil enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. 
Colheita: a partir do plantio por sementes, pode ser colhido em cerca de 70 dias.

8. Manjericão
Gosta de: solo fértil e bem drenável, enriquecido com matéria orgânica, além de sol contínuo e irrigação regular. Gosta de clima ameno, não tolerando geadas ou calor excessivo. 
Colheita: pode ocorrer a qualquer momento depois que as folhas estiverem desenvolvidas. O ideal é retirar somente as folhas, deixando o caule para a planta continuar crescendo.

(
9. Rúcula 
Gosta de: solo com bastante matéria orgânica e irrigação regular. É sensível ao excesso de umidade e ao calor. Colheita: normalmente realizada entre 40 a 60 dias a partir do plantio com sementes.

10. Salsinha
Gosta de: sol ou meia sombra, além de solo fértil e irrigação regular. 
Colheita: geralmente entre 10 a 25 dias do plantio já pode ser colhida. O ideal é retirar as folhas mais externas da planta e espaçar bastante as colheitas, para dar tempo da muda se recuperar.
Dica! Para apressar a germinação, pode-se colocar as sementes da salsinha de um dia para outro em água morna, e depois semear normalmente. 

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO