Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Como o Feng Shui pode aumentar a sua produtividade

03.11.2021

Como o Feng Shui pode aumentar a sua produtividade

O Feng Shui é uma prática chinesa milenar que envolve sabedoria, técnica e arte para harmonizar as energias dos ambientes. Segundo ela, todos os espaços possuem vibrações energéticas que podem influenciar, positiva ou negativamente, nosso corpo e mente, por isso, devem ser conservadas ou redirecionadas.

Isso é feito a partir do posicionamento dos móveis e objetos, da escolha das cores e das interações entre os elementos do escritório. O resultado é percebido na rotina de trabalho, que se torna mais eficiente e tranquila, e no bem-estar e produtividade dos colaboradores. 


Confira algumas dicas para aplicar Feng Shui no seu ambiente de trabalho:


Foto: T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa


Comece organizando a bagunça

Um ambiente bagunçado vai contra tudo que o Feng Shui prega, pois a falta de organização impede a boa fluidez do Chi. Livre-se de tudo que não precisa e não use mais, deixe o local organizado e o mais clean possível.

Arrume os documentos em arquivos e pastas e envie papéis que não são mais úteis para reciclagem. Oculte os cabos aparentes e guarde o material de papelaria em caixas e organizadores apropriados.



Foto:  Freepik


Organize os móveis de acordo o Feng Shui

Este é um ponto-chave no Feng Shui. Determinados detalhes no layout do escritório podem influenciar na circulação de energia no ambiente.

Evite colocar a mesa de frente para a parede ou em direção às portas e janelas. Ela deve ser posicionada de lado para a porta, pois, se estiver de frente, a energia de quem entrar vai bater de forma direta em você, e se estiver de costas causará insegurança.


Foto: Casttini


Busque a simplicidade nas formas

O Feng Shui privilegia formas leves e minimalistas. Esta arte milenar dispensa exageros e excesso de detalhes. Por isso móveis com design moderno e formas simples são ideais para compor o escritório.

Evite cantos vivos e opte por móveis ergonômicos e com formas suaves. Características facilmente alcançadas com móveis planejados.


Foto: Débora Zandonai


Aplique o Feng Shui na sua mesa de trabalho

A mesa de trabalho pode ser arrumada de acordo com os campos de Feng Shui, observando cada detalhe potencializar seus objetivos permite um bom fluxo do Chi.

O centro da mesa representa a carreira e lá deve estar seu principal objeto de trabalho, geralmente o computador.

O canto superior central está ligado ao reconhecimento e sucesso, é um bom local para pôr uma luminária ou um objeto na cor vermelha.

O canto superior direito é atrelado aos relacionamentos, recomenda-se colocar uma fotografia de alguém importante para você ou um objeto que lembre um momento especial com quem você ama. 

Já do lado direito é a área do bom relacionamento, nele deixe o telefone (ao alcance das mães) e um objeto colorido ou de metal como um porta post-it ou agenda, para estimular a criatividade. 

O canto superior esquerdo é reservado à família. Pode ser harmonizado com um vaso de planta. Enquanto os livros e projetos que desejam que deem certo devem ficar ao lado esquerdo, ligado a sabedoria e prosperidade. 


Foto: T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa


Tenha plantas por perto

As plantas e flores têm o poder de absorver a energia negativa, fazer a purificação do ar, além de serem um ponto de cor estimulante e natural. Por essas razões, são elementos muito usados no Feng Shui. 

Um toque verde faz toda a diferença na rotina do escritório, deixando o ambiente mais acolhedor, vibrante e estimulando a criatividade. 

Para absorver a energia que vem dos eletrônicos, dê preferência às folhagens redondas.


Foto: Jessica Arends /unsplash


Tenha, ao menos, um ponto de cor no escritório

As cores influenciam o nosso humor, por isso o feng shui as utiliza para colaborar com os objetivos de cada ambientes.  

Um escritório muito colorido pode causar ansiedade e tensão, enquanto um pintado de uma cor clara pode ser entediante e cansativo. Assim, vale a pena escolher um local ou uma parede para usar uma cor mais forte.

Cores frias como verde e azul tem efeito calmante e trazem serenidade, ideal para consultórios médicos. 

Cores quentes como amarelo, laranja e roxo estimulam a criatividade e concentração, por isso são frequentes em empresas de tecnologia.


Foto: Pixelci 


Deixe o Sol Entrar

A iluminação tem um papel fundamental na arquitetura, especialmente na corporativa e assim também é no Feng Shui.

Aproveite a luz natural ao máximo. O Chi flui através dela e é uma forma de energização e estimulação para os trabalhadores, além de economizar energia. A luz solar em doses controladas ainda faz bem para a saúde revigorando sua energia vital.



Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO