Decoração moderna é muito mais do que seguir tendências

28.05.2022

Foto: Cristiano Carniel para Casttini.


Ao pensar em tudo o que é moderno, nossa imaginação se transporta ao que é novo e está em alta no momento. Porém, uma decoração moderna vai além disso. 


Para entender, é necessário pensar em como são divididas as eras da arte. Cada momento histórico artístico é dividido em períodos, e nestes períodos encontramos movimentos diferentes. Por exemplo, a arte contemporânea remonta a Revolução Francesa e perdura até agora, estando dentro dela, movimentos como o Romantismo e o Impressionismo. Já a idade Moderna ou Modernismo, vem desde o início do século XIX e estendeu-se até o fim da Segunda Guerra Mundial, e dela participou artistas como Pablo Picasso.


O que isso tem a ver com decoração e arquitetura?


Absolutamente tudo. É importante entender que a arte está em todas as coisas e todas as coisas podem ser consideradas arte — se boa ou ruim, dependerá do gosto pessoal de cada indivíduo. O que importa é compreender que tudo o que acontece na história influencia diretamente a arte e também o nosso gosto pessoal.


Um exemplo disso é o que aconteceu durante a pandemia. No momento em que todos precisamos literalmente olhar para dentro, procuramos mais conforto, praticidade e espaços funcionais. Isso se refletiu na forma de viver. Procuramos roupas mais confortáveis, observamos mais a nossa casa e começamos a adaptá-la a nós, e não o contrário, repensando seriamente a forma que consumimos.


A arte então se tornou ainda mais consciente, voltada para o sentido do bem-estar e da integração entre as pessoas. Isso se refletiu em designs criados para unir e confortar, com ambientes funcionais que servem tanto para trabalho quanto para lazer. E esse é apenas o fato mais próximo do qual lembramos. A história e a arte vêm, durante todos esses anos, influenciando a forma que vivemos e escolhemos morar. 


A casa é uma máquina de morar


Essa frase, do designer e arquiteto modernista Le Corbusier, traduz perfeitamente o que deve ser uma residência. Ele defende que tudo deve ter sua função e todas as funções devem ser simplificadas.



Coleção Amazônia por Casttini.


O design moderno é aquilo que reflete as necessidades e gostos atuais de uma sociedade levada até aquele momento por uma série de acontecimentos. 



E no momento, realizando um breve estudo antropológico, notamos que a necessidade é um lar com espaço, mas sem adereços desnecessários. Para isso, arquitetos e designers modernistas como Le Corbusier, defendem que para um lar ser considerado moderno, precisa ter as seguintes características:


Praticidade: se algo não for simples de ser usado, descarte.


Funcionalidade: tudo deve ter uma ou várias funções específicas. O espaço não pode ser desperdiçado, pois, do contrário, haverá uma futura desordem desnecessária.


Minimalismo: menos realmente é mais, pois em uma era de escassez de recursos,  é elegante ter a consciência de que cada um deve fazer o máximo para gerar o menor impacto no planeta.


Coleção Amazônia por Casttini.


Linhas retas: mais uma vez visando pouco uso do espaço, as linhas retas também passam a sensação ótica de sofisticação, qualidade bem-vinda para um espaço tão voltado a funcionalidades.



Foto: Cristiano Carniel para Casttini.


Cores neutras: não significa que você não pode abusar de cores fortes, mas as cores neutras geralmente devem ser utilizadas, pelo menos, como um equilíbrio visual, dando a sensação de espaço amplo e limpo, duas qualidades do modernismo. 


 

Projeto por Casttini.


Iluminação: ter boa visibilidade é imprescindível para um local agradável e até mesmo para manter o bom humor, já que lugares escuros trazem sensações negativas.


 

Foto: Cristiano Carniel para Casttini.


Inox: o aço inox combina beleza, praticidade e qualidade. Portanto, móveis e detalhes com esse material são uma excelente opção quando se trata de promover um espaço durável e bonito.


Tecnologia: em um mundo onde novidades tecnológicas aparecem todos os dias, não faz sentido deixar a sua casa de fora. Interligar a casa com aparelhos celulares e sistemas de IA, como a Alexia, é uma maneira de fazer com que sua vida se torne muito mais fácil — sendo exatamente o que um ambiente moderno procura. 


Uma decoração moderna é aquela que coloca as necessidades das pessoas que moram ali, em primeiro lugar. E as características que suprem essas necessidades são definidas ao observar o momento atual em que uma sociedade se encontra. Logo, ser moderno é muito mais do que estar visualmente agradável.


Está procurando a decoração moderna perfeita para o seu novo projeto? Visite um dos showrooms da marca Casttini. Nossos móveis planejados correspondem sempre ao que você precisa para um lar completo e moderno.


Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Coleção Urbanidade: os neutros também causam impacto

03.08.2022

VER POST

Padrões Coleção Urbanidade

27.07.2022

VER POST

Arquitetura: formas que falam

05.07.2022

VER POST

Organizando a casa, organizando a vida

04.07.2022

VER POST
VOLTAR AO BLOG
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO