Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Local de trabalho, local de conforto

13.05.2022

Na arquitetura contemporânea, você não se adapta ao ambiente, mas sim ao contrário. Tudo o que está no local em que você vive, trabalha e se diverte, deve ser adaptado para você.


Isso se deu pela necessidade da praticidade no dia a dia e o tempo muito mais curto para realizar as tarefas e, ao mesmo tempo, com o costume de estarmos quase sempre dentro de um espaço limitado, como o dos escritórios. Além disso, a cultura do funcionalismo vai contra a do desperdício, onde usamos menos espaço para coisas e mais para pessoas.


Logo, se você retira o excesso de coisas, deve escolher o que fica. Visando o que mais beneficia a longo prazo, o conforto foi uma característica que passou de acessório, para essencial. A partir disso, não demorou para ser requisitado dentro de um ambiente corporativo, exatamente por ser um local onde geralmente passamos a maior parte das nossas vidas. 


A necessidade pelo bem-estar à nível histórico


Em tempos remotos, como na Idade Média, trabalhar era visto unicamente como uma atividade penosa e ingrata. Considerando que as condições de trabalho eram praticamente nulas, principalmente em trabalhos que não eram voltados para a aristocracia, esse pensamento é compreensível.


Com o surgimento da burguesia, o setor de trabalho foi se adaptando para que pessoas mais abastadas pudessem praticar o seu ofício, sendo ainda mal quisto pela classe aristocrática. O renascentismo e as ideias iluministas iniciaram o pensamento de que, para haver desenvolvimento e melhora na sociedade, o trabalho era necessário, tornando o trabalhador uma peça importante para qualquer civilização.


Bem-estar gera resultados.


Com a Revolução Industrial, a área de Recursos Humanos começou a aflorar, com grandes pensadores e estrategistas notando o impacto negativo no trabalho dos funcionários, quando estes não tinham boas condições de trabalho — o que não era muito incomum naquela época. 


Uma das primeiras experiências feitas para medir o impacto do bem-estar no resultado do trabalho, foi separar duas equipes e fazer uma trabalhar em um local escuro e fechado, enquanto outra trabalhava em um ambiente mais aberto e psicologicamente saudável. Obviamente, a equipe que estava em um local melhor produziu consideravelmente mais do que a que estava em ambiente insalubre. Por mais óbvio que isso seja hoje em dia, na época ainda era um campo muito escuro a ser estudado. 


O ambiente consegue melhorar o desempenho da sua equipe


Quando trazemos para tempos atuais, vemos que as necessidades permanecem as mesmas, de forma adaptada. Todos querem, além de conforto, a sensação de auto realização no trabalho, sentimento de pertencimento e futuro promissor onde se trabalha. Segundo estudos voltados à cultura organizacional interna, identificou-se que a arquitetura e decoração podem ser importantes aliados para promover diariamente o bem-estar.


Móveis e decoração que irão mudar os relatórios de métricas do semestre


Projeto Trianon. Sonia Maria Arquitetura. Foto: Andressa Lotes. Móveis Casttini.


A começar, pelas mesas onde os colaboradores ficam. É importante salientar que eles são donos do próprio local, assim, sentem que também fazem parte da empresa além do trabalho que exercem. Portanto, escolha mesas espaçosas e dê liberdade para que eles a deixem como se sentirem mais à vontade. Os espaços voltados à confraternização e troca entre equipe e clientes, também são muito bem-vindos.


Projeto Trianon. Sonia Maria Arquitetura. Foto: Andressa Lotes. Móveis Casttini.


A copa é um ambiente essencial, para recarregar as energias, perfeita para que o colaborador possa tomar um café, descansar a mente e liberar-se para novas ideias.


Landing Campo Belo.Construtora MSB Sanchez. Foto: Daniel Froelich


Os Cavaleiros da Távola Redonda sentavam-se em uma mesa circular para mostrar que não havia um homem mais importante em seu grupo. Essa é uma ideia ainda muito importante que você pode adotar. Mesmo em mesas quadradas, você pode deixar a sensação de liderança partir dos próprios colaboradores, ao escolher um recinto pouco intimidador, iluminado e visualmente agradável para a mesa de reuniões, e deixá-los livres para usar como bem entenderem, sentando-se onde quiserem e conversando quando acharem necessário. 


 

Escritório Hamam. Projeto Hamam Global Interior Solutions. Foto: Daniel Froelish. Móveis Casttini.


Um local de recreação é fundamental! Não só para o horário do almoço ser mais confortável, como também a interação entre a equipe ser promovida. Colegas de trabalho que possuem boas relações uns com os outros, conseguem trabalhar melhor. 


 

Projeto Trianon. Sonia Maria Arquitetura. Foto: Andressa Lotes. Móveis Casttini.


As decorações de acessórios, como prateleiras, armários e estantes são, naturalmente, parte da sua identidade. Mas lembre-se de escolher as que também são funcionais. Armários para bolsas e itens pessoais da equipe, quadros e detalhes que sejam um reflexo do perfil de pessoas que trabalham na empresa trazem sensação de lar e pertencimento. 


 

Escritório Hamam. Projeto Hamam Global Interior Solutions. Foto: Daniel Froelish. Móveis Casttini.


Uma boa dica é pedir para que cada um traga um item decorativo que goste para colocar em uma parede, como um quadro de algo que goste muito. 


A sua empresa já adota essas iniciativas e entende a importância delas? 

Se estiver pensando em seguir essas dicas, recomendamos os móveis planejados para ambientes corporativos da Casttini. Uma empresa que pensa sempre nos móveis como um meio para viver bem, será a escolha perfeita. 


Faça um orçamento aqui.

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO