O significado das cores primárias na decoração

27.04.2018

Sabemos que as cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. Elas dão origem a todas as cores secundárias e terciárias. São cores tidas como vibrantes, que na decoração marcam presença e enchem os ambientes de personalidade. Que tal aprender a melhor maneira de usá-las?

Comecemos pelo azul, uma cor que transmite tranquilidade e calma. Também está associado à organização.

Quanto mais claro o tom do azul, maior a sensação de tranquilidade, portanto, cuidado neste ponto: se a ideia é decorar um quarto, os tons claros combinam superbem, mas para outros cômodos como a sala e a cozinha prefira nuances mais fortes da cor.

O vermelho, por sua vez, faz uma oposição ao azul, ganhando um significado mais forte. Seu uso marca um ambiente com energia e intensidade. Como cor quente, traz consigo uma veia passional. Prefira evitar a cor em dormitórios, pois pode atrapalhar o sono. Aposte na cozinha e em menor quantidade na sala.
Já o amarelo é carregado de simbolismos. Estimula a concentração, desperta o otimismo e enche os ambientes de vitalidade. É a cor do sol, a cor da alegria! Pode ser utilizado tanto em móveis de destaque quanto em objetos menores, do quarto ao living, da cozinha à área de serviço.
E quem disse que misturar as cores primárias em um mesmo ambiente está proibido? Sabendo utilizar com equilíbrio, a mescla de duas ou até mesmo das três cores primárias pode criar espaços cheios de personalidade. Veja algumas fotos abaixo para se inspirar!

Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

5 Dicas para decorar o quarto das crianças

11.10.2021

VER POST

3 motivos para usar prateleiras para plantas

06.10.2021

VER POST

Inspire-se com a decoração Boho Chic

23.09.2021

VER POST

Inspirações para o projeto de sua cozinha

01.09.2021

VER POST
VOLTAR AO BLOG
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO